quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BOLO RAINHA COM CREME PASTELEIRO-MFP

Uma certeza tenha eu...nunca mais de fazem bolos reis ou rainhas cá em casa sem serem recheados com creme pasteleiro!!!!!!

É preciso:
1 pacote farinha para brioche Branca de Neve
320ml de água tépida

vinho do porto
canela
sumo de laranja (puz limão)
amnêndoa laminada
nozes
frutas cristalizadas
passinhas de uva

200g de creme pasteleiro(bage cremin)

açucar e ovo

Deita-se a água na cuba e a farinha.
Programa Massa levedadas-11-1h30m
Na 2ª  amassadura deitam-se todos os outros ingredientes...eu coloquei tudo a olho.

Depois de levedada, retira-se da máquina para uma superficie enfarinhada e molda-se um rolo.
Corta-se o rolo ao meio em 2 partes iguais.
Uma parte coloca-se num tabuleiro enfarinhado e molda-se uma argola.
Barra-se com o creme pasteleiro abundamntemente.
Coloca-se a outra parte do rolo por cima.

Numa tacinha deita-se um pouco de açucar com umas pinguinhas de água(muito pouco) para ficar húmido.
Pincela-se o bolo com um ovo batido e polvilha-se generosamente com o açucar húmido.
Decora-se com nozes.
Deixa-se levedar mais cerca de 30m e está pronto a ir ao forno.
Demorou cerca de 25m a 200º.

É uma maravilha de bolo, nem é rei nem é rainha, é á minha maneira, já tinha feito porque vi no blog da Catarina, mas foi á mão, na máquina do pão fica mais bem amassado e este ficou uma maravilha.
Dura apenas um fim-de semana...experimentem, não se vão arrepender.

Nota: com o creme pasteleiro que sobra, barrem as fatias nham nham

11 comentários:

Anónimo disse...

tb já fiz e ficam optimos!

Luisa Alexandra disse...

Que gulosa tu és!!!!!
Ficou mesmo muito bem recheado, eu costumo fazer com doce de abóbora, também fica muito bom.

kika disse...

Estou muito tentada a fazer!! bjks

Catarina Collins disse...

Que delicia que ficou esse bolo rainha. Com creme de pasteleiro deve ter ficado divinal : )
Beijinhos

Célia disse...

Já fiz um sem recheio, mas tenho lá a farinha para fazer novamente e acho que o vou rechear também, ainda não sei se com creme se com doce.
Este ficou espectacular.

Autora do Blog disse...

Diferente do tradicional e bem mais apetitoso.
Deve ficar muito bom.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Márcia Murça disse...

Ui Sónia que delícia, e cá com um aspecto divinal de a gente se servir!
bjs

Ilda disse...

tb já fiz
mas ainda consigo ser mais gulosa!
Fiz tal e qual ao teu mas por cima do creme pus gila, divinal, ficou um bocadinho cozido a mais, mas mesmo assim esta optimo dps mostro.

Ana Rita Marreiros disse...

Esse bolo está guloso!!!

Bjokinhas,


Rita

Hello Kitty disse...

Sabes o que te digo...

Estou a salivar....

Só de imaginar... huummmmmm

vou experimentar, mas vou meter-lhe também, doce de gila que adoro.

Obrigada pela receita fabulosa

moranguita disse...

hehe esta um mimo. eu tenho a certeza que la em casa tambem nao durava muito ai nao nao:-)