Houve um concurso de folares na escola da filhota e nós participámos.
Meti mãos á obra e no fim de semana antes fiz umas experiências, como não correram mal decidi arriscar e levar uma para a escola.
Para mim um folar é e sempre foi um bolo finto com um ovo cozido e amêndoas, desde pequenina que recebo um todos os anos e a minha madrinha nunca falha.
Segui a tradição e fiz um folar "normal", mas neste concurso apareceram folares muito inovadores e girissimos e como dizem os mais velhos
"a tradição já não é o que era!" heheheheHavia 42 folares, um do norte, folar de carnes e um do algarve, que receberam uma menção honrosa .
Nós não ficámos em lugar nenhum...apenas participámos, mas nem todos podem ganhar e foi divertido, para o ano participo e faço um folar da época moderna!
Uma das receitas que fiz foi tirada da revista Especial Páscoa e não aconselho a ninguém, pois não sabia a nada e nem a vou por aqui.
A que levei para a escola foi esta:
1 embalagem de farinha de pão de brioche
200 ml de água
1 colher se sopa de erva doce
1 colher de sopa de canela
vinho do porto
Amassei tudo á mão até a massa ficar bem misturada e fôfa.
Deixei levedar cerca de 1 hora.
Tirei um pedaço de massa para enfeitar e com o resto fiz uma bola. Pincelei com ovo batido, no meio pus um ovo cozido,fiz tiras para pôr por cima do ovo, enfeitei com amêndoas e missangas.
Molhei um pouco de açucar e deitei por cima.
Levei ao forno até dourar e fui espetando um palito para ver se estava cozido.

Aqui prontinho para levar para a escola!

Desde sempre me lembro dos bolos fintos que a minha avó Chica fazia...e como ela os sabia fazer!!!!
Era uma festa, nesses dias a Fonte Souto cheirava a sementinhas(erva-doce) e enchia-se a casa da ti Chica de gente para trabalhar e para brincar.
Como a minha avó tem 7 filhos, imaginam como era, noras, filhos, genros, filhas, netos, vizinhos....
Amassava-se pelo fim da tarde e os bolos ficavam a fintar de noite, tapados com mantas e atados para não sairem do alguidar.
"Dormíamos" todos lá em casa dela, uns nas camas, outros pelo chão, era uma festa, a minha avó ficava sentada ao pé do alguidar e de madrugada começava a chamar por todos: uns para acenderem o forno, outros para tenderes, outros para pincelarem, outros para por açucar, eu e os meus primos e irmaõs eramos miudos pequenos e queríamos ajudar.
às vezes ás 3 ou 4 da manhã tinhamos que saltar da cama para os bolos não saírem do alguidar de tanto crescerem hehehehehehe
Fazíamos folares, bolos fintos , pão e pães com chouriço, o forno ficava numa vizinha lá no cima do caminho e tinham que se levar os tabuleiros ás costas...
A ultima vez que fiz bolos fintos foi pelo meu casamento(10 anos), a minha avó já não é o que era, está velhota e doente................................................................
Este bolo é dedicado á avó CHICA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem tem uma avó Chica tem a avó melhor do mundo!