sábado, 9 de maio de 2009

PÃO CASEIRO EM FORNO DE LENHA

Foi uma tarde divertida e cansativa!!!
Eu e a amiga Laura combinámos fazer pão no meu forno, pedimos a ajuda da avó Tonha, pois ela é que sabe as quantidades.
Pregámos fogo ao forno para ir aquecendo.


Juntámos 6 kilos de farinha sem fermento com uma mão cheia de fermento de padeiro em barra, 2 mãos cheias de sal e água quente q.b.


A avó Tonha a amassou...






Aqui já está prontinha, agora tem que repousar pelo menos 1 hora para fintar o suficiente.



Aqui está a fintar, tapadinha com panos para estar mais quentinha!!!


Já fintou, agora é preciso tender os pãezinhos, para que tomem forma.


Ei-los na sua caminha á espera que chegue a sua vez de entrar no fono.


Olhem para eles tão coradinhos, estão quase...falta o quase!!!!



Ó pra eles, quentinhos e apetitosos, esta foi a 1ª fornada,que boa que saíu!!
Rendeu 16 pães e 4 pães com choriço!!


Belas fatias de pão barradas com manteiga...hhhuuummmm, essas já foram..heheheheh



São servidos/as?????

8 comentários:

Ana disse...

Nossa Sônia,q. maravilha...,eu adoro esse tipo de programa,fogão a lenha,pães ao forno...,q. delícia!Seu cantinho ficou lindo com tudo isso.
Abraço pelo dia das mães,q. penso q. é todo dia,uma maravilhosa tarde de domingo p/ vc.

argas disse...

Que aspecto delicioso! Eu era servida :D

SusanaG disse...

Eu sou servida! :) Adorei esta tua reportagem! Também fiz, está no meu blog, mas não num forno de lenha, que os teus devem ter ficado bem apetitosos!

Laura disse...

Correu muito bem, sairam uma maravilha, e depressa marcham!!!
Nós até temos jeito para isto, estavam aqui umas belas candidatas a padeiras, LOL!!!

Home_Made-by-ME disse...

então ñ era servida!!

ñ há nada k eu + goste do k de pão kentinho!!

é a minha perdição!!

bjks

Isabel Pisoeiro disse...

Esses pães ficaram um espectáculo!! Nada melhor do que feitos à mão e num forno a lenha!! Muito bons de certeza! :)

Susana Gomes disse...

Pão cozido em forno a lenha é um luxo!!

Os meus pais têm um mas só se acende no Natal... um desperdício!

Mas como não temos nenhuma avó Tonha para amassar com mestria a massa do pão, tem que ser mesmo a dona Bimby a fazer o serviço!
:)

Elsa Mendes disse...

Que delicia de pães.
Esse pão cozido no forno de lenha fica com um sabor...
Parabéns ás padeiras.
Bjs,
Elsa