domingo, 1 de março de 2009

JANTAR DAS CASADAS/2005

eu sou a 2ª a contar da esquerda

Já há mais de 50 anos que vem sendo tradição na nossa terra fazer o jantar dos casados, no domingo a seguir ao carnaval.
Os homens e as mulheres juntam-se, organizam o jantar e convidam as pessoas do concelho e arredores para virem á festa porta a porta.
O jantar é feito na sala Grupo Desportivo onde comem os homens (rondam sempre os 100 e tal)e por baixo é a Dicoteca A Cave onde comem as mulheres(rondam sempre as 80/100)
O comer sempre foi este: cabrito com batatas, salada de agrião com farinheira cozida para os homens e couves com bacalhau, frango assado e arroz doce para as mulheres.
Durante o jantar a comissão dos homens vai lá abaixo á discoteca oferecer da sua farinheira ás mulheres e levam o tocador para animar a malta e estas vão lá acima oferecer uma travessa de arroz doce aos homens, tanto uns como os outros têm versos para ler.
Todos os anos há uma comissão diferente tanto de homens como de mulheres, que são escolhidos no próprio jantar, 5 de cada.
Antigamente o comer era feito pela própria comissão, hoje emdia a comissão dos homens ainda cumpre a tradicão e o comer é feito por eles e por uma cozinheira, mas as mulheres já optaram por contratar um restaurante para vir servir.
Eu já organizei um ano este jantar, foi muito giro mas também deu muito trabalho.
Decoração da discoteca, prendinhas para ofercer ás mulheres, servir á mesa e entretê-las pela noite fora não é fácil. Nós organizá-mos um karaoke, oeferecemos uma flor natural a cada uma, e decorá-mos a sala como se vê na foto.



Foram muitos dias de reuniões, de convites porta a porta, fizemos os nossos fatos, pintámos a faixa para a cintura, fomos ao cabeleireiro,espalhar as mesas de maneira a caber os lugares maracados, fomos á verdura, espalhámos mais de 100 velinhas para dar ambiente, espalhámos bandeirolas pelo tecto, fizemos arranjos de flores, pusemos os aperitivos e as bebidas, enfim...os homens não têem tanto trabalho.
Ahhhh e cada um leva o seu taleigo com os pratos, os talheres e os copos e no fim leva para casa para lavar hehehe
No fim do jantar, as mulheres sobe para a sala dos homens onde as espera um organista para tocar pela noite fora onde homens dançam com mulheres, já com muita sangria e vinho á mistura.
No outro dia é dia de limpeza e as duas comissões juntam-se á mesa para almoçar, cada um limpa a sua sala e pronto para o ano seguinte há mais.

E filhos não entram...


Hoje é dia do jantar das casadas e lá vou euuuuu!!!!!!!!!!!
só espero não ser nomeada para o ano

Sem comentários: